Consiste em uma cirurgia sem corte, minimamente invasiva, com pequenas incisões de 0,5 e 1,0 cm, servindo para a introdução de uma microcâmera, e outros pequenos instrumentos necessários para a remoção, corte, sutura dos órgãos da cavidade abdominal.
A câmera gera imagens ampliadas em torno de vinte vezes que são transmitidas para um monitor de TV, proporcionando uma grande precisão no procedimento a ser executado pelo médico.
Ocorre uma recuperação do paciente muito mais rapidamente do que em uma cirurgia convencional com corte, a cirurgia determina menos dor e um retorno mais precoce às atividades habituais e ao trabalho, além da grande vantagem estética.
O professor José Homero realiza as cirurgias videolaparoscópicas desde 1992, acompanhando a evolução permanente dessa técnica revolucionária que hoje alcança a maioria das doenças do trato digestivo.
Mestre e Doutor em cirurgia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), atividade de ensino e pesquisa em Técnica Operatória como Professor do Departamento de Cirurgia da UNIFESP-EPM, especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo com larga experiência em videolaparoscopia e atuação em Coloproctologia com destaque para tratamento das diverticulites, tratamento cirúrgico oncológico dos tumores de cólon e reto, e na utilização do Laser de CO2 nas patologias orifíciais tais como: hemorróidas, fissuras, fístulas e cisto pilonidal.